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Henkel apresenta iniciativa de sustentabilidade corporativa

Empresa pretende diminuir em 15% o consumo de energia e em 10% o consumo de água até 2012
A Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, apresentou ação especial de sustentabilidade corporativa da empresa no Brasil com o Desfile do Lixo ao Luxo. O evento aconteceu no dia 11 de junho, sexta-feira, na unidade de Itapevi, em São Paulo.
Com iniciativas pautadas em inovação e tecnologia, a Henkel tem na sustentabilidade um dos seus principais valores corporativos e acredita que a mesma contribui diretamente para o seu negócio. Sustentabilidade e responsabilidade social são componentes permanentes da cultura corporativa mundial da Henkel há mais de 130 anos.
Os primeiros princípios em proteção ambiental e do consumidor foram introduzidos nos negócios da empresa em 1982, dando origem posteriormente aos “Princípios e Objetivos de Proteção e Segurança Ambiental”. Em 2004, com a inclusão dos aspectos de responsabilidade social, foi criado o Código de Sustentabilidade Corporativa, que norteia as ações da empresa de modo que a Henkel haja de forma sustentável e socialmente responsável em suas operações.

Um dos principais projetos da empresa realizado no País é o Programa Educação Ambiental ”Do lixo ao luxo”, desenvolvido com funcionários e estudantes de escolas do entorno das fábricas. Após palestras sobre redução de consumo de bens naturais, responsabilidade social, reciclagem e inovação, os participantes se dividem em grupos para a confecção de peças com diversos materiais recicláveis, como papel, metal, pet, tetrapak e plástico. Essas roupas são apresentadas durante um desfile, que acontece na própria empresa e nas escolas participantes, conhecido por “Do lixo ao luxo”. Desde o início do projeto em 2002, foram produzidas mais de 220 peças de roupas e cerca de sete mil pessoas já estiveram envolvidas nessa ação, entre funcionários e estudantes.
“Esse projeto está diretamente ligado à forma com que a Henkel enxerga a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa. Além de disseminar conceitos para a implantação de um modelo sustentável de economia, essa ação tem o objetivo de reforçar a importância do consumo consciente”, diz Sergio Crude, gerente de Engenharia e Meio Ambiente da Henkel.
Cinco pilares orientam as ações socioambientais desenvolvidas pela empresa no mundo. São eles: energia e clima; água e resíduos; segurança e saúde; progresso social; e materiais e clima. Seguindo essas diretrizes, a Henkel, entre 2005 e 2009, reduziu em 57% os acidentes ocupacionais*, 37% o consumo de água, 26% o consumo de energia, 12% a geração de resíduos e 41% as emissões de dióxido de enxofre. Até 2012, a empresa tem como meta diminuir ainda mais os seus indicadores ambientais, sendo 15% em consumo de energia, 10% em consumo de água, 10% em geração de lixo e 20% em acidentes de trabalho. (*por milhões de horas trabalhadas)
A companhia investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que contribuem para o desenvolvimento sustentável em pelo menos uma dessas áreas. Um exemplo é a solução nanocerâmica para pré-tratamento de superfície Bonderite NT, que faz diferença nos processos produtivos dos clientes. Na Electrolux e na Whirpool, o Bonderite NT proporcionou economia em consumo de água e/ou energia, além de eficiência anti-corrosiva e ganho em custo competitivo. Na Electrolux, a solução gerou redução de 35% no consumo de água e 10% no consumo de energia na produção de eletrodomésticos Consul e Brastemp. Já na Electrolux, houve diminuição de 70% do consumo de água.

Novidades no Desfile do Lixo ao Luxo 2010

Este ano, o evento teve algumas novidades. Além das roupas confeccionadas pelos próprios funcionários e desfiladas por eles mesmos, os colaboradores participantes do Programa Educação Ambiental contaram com a consultoria de moda de Marcio Banfi, professor na Faculdade Santa Marcelina e editor de moda da Revista Gloss, e Drica Cruz, stylist, para produzirem roupas recicladas que foram desfiladas por modelos profissionais no evento, trazendo mais sofisticação ao projeto tradicional. As modelos, os funcionários e os estudantes tiveram seus cabelos produzidos pelos especialistas da Schwarzkopf, dando um toque especial ao desfile.
“O Desfile do Lixo ao Luxo é uma ideia muito interessante, pois trabalha de forma lúdica um conceito prático: a reciclagem de lixo. Usar a moda como linguagem para expressar este aprendizado é uma forma dinâmica, interativa e divertida de entender a real aplicação da reciclagem”, comenta o consultor de moda Marcio Banfi.

O relatório mundial de sustentabilidade da Henkel de 2009 pode ser acessado na íntegra em: www.henkel.com/sustainability.

Sobre a Henkel

A Henkel tem o compromisso de fazer a vida das pessoas melhor, mais fácil e mais bonita por mais de 130 anos. A Henkel é uma das 500 maiores empresas do mundo de acordo com a revista norte-americana Fortune, e oferece marcas fortes e tecnologias em três áreas de competência: Detergentes, Cosméticos e Tecnologias em Adesivos. Todos os dias, os cerca de 50.000 funcionários no mundo estão dedicados a cumprir o slogan corporativo da Henkel “Uma marca amiga” (A Brand Like a Friend). Em 2009, a Henkel gerou vendas de 13,573 bilhões de euros e resultado operacional (EBIT ajustado) de 1,364 bilhões de euros.

No Brasil desde 1955, a Henkel opera nos segmentos de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies, além de Cosmética Capilar Profissional, com marcas consagradas como Super Bonder, Pritt, Tenaz, Durepoxi, Cascola, Cascorez, Sista Flexite, Loctite, Acheson, Liofol, Bonderite e Schwarzkopf Professional, entre outras. Em 2009, a Henkel Brasil teve um faturamento de aproximadamente 840 milhões de reais (cerca de 303 milhões de euros).
Fonte: http://www.henkel.com.br/

Créditos para projetos sustentáveis em São Paulo

Linha Economia Verde, do Governo do Estado, possui taxa de juros de 6% ao ano e é voltada a empresas que desenvolvam projetos de redução da emissão de gases de efeito estufa


Tatiana Lemos

Linha de crédito com taxa de juros de 6% ao ano é voltada a empresas com projetos para reduzir emissão de gases de efeito estufa / Foto : Cris Castello Branco
Pequenas e médias empresas de São Paulo têm agora acesso a uma a nova linha de crédito para projetos sustentáveis, a Linha Economia Verde. Lançada pelo governador José Serra, em 15 de Março deste ano, a linha da Agência de Fomento Paulista foi criada com base na Política Estadual de Mudanças Climática, que define uma meta de redução de 20% das emissões de gases de efeito estufa até 2020. A taxa de juros é de 6% ao ano, corrigida pelo IPC-FIPE, e prazo de até cinco anos para pagamento, com até 1 ano de carência e financiamento de 100% do projeto. A iniciativa contempla projetos ligados à agroindústria, mudança de combustíveis, saneamento, tratamento e aproveitamento de resíduos, energias renováveis, eficiência energética, transporte, processos industriais, recuperação florestal em áreas urbanas e rurais e manejo de resíduos. "É inovador em São Paulo e no Brasil. Ela está voltada a mudanças climáticas, ou seja, vai financiar todos os procedimentos que lidam com o processo produtivo de economizar gás estufa", disse o governador. Para usufruir da Linha Economia Verde, os interessados podem acessar o site da Nossa Caixa Desenvolvimento ou entrar em contato com uma das entidades parceiras da Agência de Fomento Paulista.

Fonte: http://www.brasilalemanhanews.com.br/



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A Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba terá como tema Design, Inovação e Sustentabilidade. A terceira edição será realizada pelo Centro de Design Paraná e Federação das Indústrias do Estado do Paraná e terá curadoria geral de Adélia Borges e uma equipe que inclui curadores de módulos expositivos, consultores em sustentabilidade e pesquisadores.
http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal2010/