segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Caminho da Sustentabilidade nas empresas

Pesquisa aponta 47 desafios para que brasileiros sejam considerados sustentáveis. Dentre os itens estão ações que promovam a educação e acabem com a violência

Por Patrícia Machado

FDC: Pesquisa mostra 47 desafios para que empresas brasileiras sejam sustentáveisQuem nunca ouviu que usar sacola ecológica, separar o lixo reciclável ou comprar produtos com selo ambiental é sinônimo de ser sustentável? Isso é verdade, mas não é tudo. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral revelou que existem 47 desafios para que as empresas brasileiras sejam consideradas 100% sustentáveis.

Nesse assunto a confusão começa logo na definição do termo. “O principal problema é que a palavra caiu na ‘boca do povo’ e sem saber o que é sustentabilidade as empresas não conseguem desenvolver um processo e um produto realmente sustentável”, diz Cláudio Boechat, professor do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Fundação Dom Cabral. De acordo com ele, sustentabilidade é desenvolver ações que atendam as necessidades do presente sem afetar futuras gerações e que se fortaleçam como uma estratégia de negócios. Assim, ser sustentável é realizar ações sociais e ambientais que visem o bem-estar coletivo.

A pesquisa, realizada com 54 empresas brasileiras durante os anos de 2008 e 2009, listou 47 ações que precisariam ser colocadas em prática para que uma empresa fosse efetivamente sustentável. No entanto, ela revelou também que a maioria das empresas não está preocupada em alcançar as ações sociais porque não vê razões econômicas para que sejam executadas, preferindo apenas manter as ações ecológicas que já vem colocando em prática.


Leia Mais

De olho na sustentabilidade, McDonald's irá estudar flatulência do gado
AmBev irá investir R$ 44 milhões em sustentabilidade neste ano
Brasil fica em 2º lugar em ranking de consumo verdeNo campo da educação, por exemplo, as companhias precisariam expandir suas ações para além da vizinhança, dando subsídios para que cada estudante tivesse boas instalações de estudo e excelentes professores. Já no quesito equilíbrio ambiental, as empresas deveriam se certificar de que seus fornecedores são verdadeiramente sustentáveis. Dentre os demais itens, o relatório também apontou a necessidades de acabar com a corrupção, ilegalidade, falta de ética e violência e reduzir as mudanças climáticas.

Para reverter esse quadro e incentivar as empresas a adotarem essas medidas é necessário criar interesses comerciais. “É preciso criar estratégias que mostrem a ligação entre assuntos sociais e os negócios empresariais para que as empresas se interessem e queiram investir em ações que contribuam para a sociedade”, conta Boechat.

Fonte:epocanegocios.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário