terça-feira, 23 de novembro de 2010

De olho na sustentabilidade, McDonald's irá estudar flatulência do gado

Estudo para encontrar alternativa para reduzir emissões será realizado por três anos no Reino Unido


 Divulgação
A busca pela sustentabilidade nem sempre é glamurosa. Para transformar suas ações em processos mais verdes, o McDonald’s irá realizar um estudo de três anos sobre a flatulência do gado no Reino Unido. A pesquisa analisará a emissão de metano das vacas e bois em 350 fazendas do país. O objetivo é encontrar maneiras de reduzir as emissões do gás, um dos causadores do efeito estufa.

Embora possa arrancar risos, os "puns" do gado respondem por 4% das emissões no Reino Unido. A decisão do McDonald’s de atacar o problema ocorre após o ministro do Meio Ambiente do país, Hilary Benn, pedir à indústria de alimentos para encontrar maneiras de reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2006 mostrou que a produção de um único X-burguer envolve a emissão de 3,1 kg de CO2.

“Esse projeto inovador nos ajudará a reduzir nossas emissões na cadeia bovina”, disse Steve Easterbrook, CEO do McDonald’s no Reino Unido, ao jornal "The Observer". “Ao mesmo tempo, isso também trará benefícios financeiros aos fazendeiros”.

As primeiras medições devem ser concluídas até abril, quando especialistas mostrarão aos fazendeiros as melhores maneiras de diminuir as emissões e aumentar sua eficiência na criação do gado. Se for bem sucedida, a iniciativa será exportada para outras unidades do McDonald’s na Europa.

Fonte: epocanegocios.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário