domingo, 21 de novembro de 2010

Ecoeconomia - uma nova abordagem

Isabel A. Braga
A visibilidade do conceito “sustentabilidade”, os diversos alertas sobre a degradação do meio ambiente e a revisão da métrica do Produto Interno Bruto (PIB), a fim de mensurar a sustentabilidade ambiental e também o bem-estar social, formam um cenário favorável para que a ecoeconomia ganhe força.

Apesar de sua atualidade, os primeiros expoentes da ecoenomia surgiram há mais de 30 anos, quando o matemático e economista romeno Nicholas Georgescu-Roegen (considerado o pai desta nova corrente) trabalhou para conciliar a economia e o meio ambiente.

Muitos teóricos que se ocuparam de questões sociais ou ambientais, além de Georgescu-Roegen, foram teimosamente ignorados pela economia tradicional durante décadas. Felizmente, alguns economistas continuaram insistindo no assunto em diferentes países. No Brasil, adeptos desta linha de pensamento ganham expressão na academia, no mercado de trabalho e na mídia – apesar de ainda serem minoria.

Fora dos corredores da universidade, o cenário também é mais favorável para se discutir a sustentabilidade e apresentar um novo olhar sobre a teoria econômica. O ecoeconomista Hugo Penteado, que ocupa o cargo de economista-chefe do Banco Real, do Grupo Santander Brasil, expõe abertamente suas ideias e críticas à economia tradicional no seu
blog e em seu livro “Ecoeconomia”.

Publicado em 2003, quando pouco se falava sobre “sustentabilidade” e quando se formavam as raízes para a adoção da sustentabilidade como modelo de negócios do Banco Real, o livro apresenta de maneira didática a economia ecológica e mantém-se atual até o dia de hoje – mesmo passados seis anos do seu lançamento.

Penteado não se atém a previsões terroristas e nem a estabelecer datas para futuros desastres ecológicos. Longe disso. Ele parte de análises sérias das fragilidades da teoria econômica tradicional, sem deixar de soar um alarme pela urgência em revisarmos as teorias econômicas e enfrentarmos as causas dos desastres socioambientais.

A economia tradicional é criticada pela ecoeconomia por marginalizar questões ambientais e se distanciar da realidade ao nosso redor - não mencionando, sequer, em muitos de seus livros, palavras como meio ambiente, recursos naturais e ecologia.

Ao contrário da economia do mainstream e das crenças presentes em discursos de diversos políticos e empresários, para a ecoeconomia o poder da tecnologia é limitado, as leis da física e da natureza dominam as leis econômicas (não o contrário) e a obsessão pelo crescimento econômico infinito (que é uma rota de colisão perigosa) deve ser abandonada.

Penteado mostra o inventário ambiental que tem se formado a partir do mito do crescimento infinito e afirma que “nem sempre o crescimento produz resultados socioambientais almejados e possui passivos ambientais totalmente ignorados – e nada desprezíveis”. Este extenso inventário vai desde a produção anual de mais de 50 milhões de automóveis à destruição de 95% dos manguezais italianos.

Para o autor, o paradigma atual imposto pela teoria econômica tem um limite – e esse pode estar mais próximo do que imaginamos. Uma restrição ambiental, ou um desastre ecológico, poderá causar a maior crise econômica de todas (e a mais insuperável), com conseqüências mais graves do que as do desemprego da grande depressão na década de 1930 e do surgimento da estagflação da década de 1970.

Diferentemente das crises passadas, a solução para esta crise que vivemos não deve ser mais “voltar a crescer a qualquer custo”. Os modelos econômicos devem incorporar a preocupação com a natureza e seus ecossistemas e ampliar o limite da nossa percepção – o que terá conseqüências práticas para o mundo à nossa volta.

“Ecoeconomia – uma nova abordagem” prepara o leitor para uma mudança que cedo ou tarde deve acontecer. E esta mudança -- que pode não ser apenas urgente, mas estar atrasada! - sugere uma cuidadosa transição, com mudanças culturais para padrões de consumo mais ecoeficientes, abandonando a idéia de crescer sempre e obtendo uma estabilidade - ou até um declínio - populacional.
Ecoeconomia - uma nova abordagem
Hugo Penteado
Editora Lazuli
2003

Um comentário:

  1. "O livro aborda o tema "Economia Ecológica",analisando a teoria economica tradicional e falando de um tema pouco explorado na epoca de lançamento do livro: a sustentabilidade."

    ResponderExcluir