terça-feira, 16 de novembro de 2010

Henkel apresenta iniciativa de sustentabilidade corporativa

      Empresa pretende diminuir em 15% o consumo de energia e em 10% o consumo de água até 2012
A Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, apresentou ação especial de sustentabilidade corporativa da empresa no Brasil com o Desfile do Lixo ao Luxo. O evento aconteceu no dia 11 de junho, sexta-feira, na unidade de Itapevi, em São Paulo.
Com iniciativas pautadas em inovação e tecnologia, a Henkel tem na sustentabilidade um dos seus principais valores corporativos e acredita que a mesma contribui diretamente para o seu negócio. Sustentabilidade e responsabilidade social são componentes permanentes da cultura corporativa mundial da Henkel há mais de 130 anos.
Os primeiros princípios em proteção ambiental e do consumidor foram introduzidos nos negócios da empresa em 1982, dando origem posteriormente aos “Princípios e Objetivos de Proteção e Segurança Ambiental”. Em 2004, com a inclusão dos aspectos de responsabilidade social, foi criado o Código de Sustentabilidade Corporativa, que norteia as ações da empresa de modo que a Henkel haja de forma sustentável e socialmente responsável em suas operações.

Um dos principais projetos da empresa realizado no País é o Programa Educação Ambiental ”Do lixo ao luxo”, desenvolvido com funcionários e estudantes de escolas do entorno das fábricas. Após palestras sobre redução de consumo de bens naturais, responsabilidade social, reciclagem e inovação, os participantes se dividem em grupos para a confecção de peças com diversos materiais recicláveis, como papel, metal, pet, tetrapak e plástico. Essas roupas são apresentadas durante um desfile, que acontece na própria empresa e nas escolas participantes, conhecido por “Do lixo ao luxo”. Desde o início do projeto em 2002, foram produzidas mais de 220 peças de roupas e cerca de sete mil pessoas já estiveram envolvidas nessa ação, entre funcionários e estudantes.
“Esse projeto está diretamente ligado à forma com que a Henkel enxerga a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa. Além de disseminar conceitos para a implantação de um modelo sustentável de economia, essa ação tem o objetivo de reforçar a importância do consumo consciente”, diz Sergio Crude, gerente de Engenharia e Meio Ambiente da Henkel.
Cinco pilares orientam as ações socioambientais desenvolvidas pela empresa no mundo. São eles: energia e clima; água e resíduos; segurança e saúde; progresso social; e materiais e clima. Seguindo essas diretrizes, a Henkel, entre 2005 e 2009, reduziu em 57% os acidentes ocupacionais*, 37% o consumo de água, 26% o consumo de energia, 12% a geração de resíduos e 41% as emissões de dióxido de enxofre. Até 2012, a empresa tem como meta diminuir ainda mais os seus indicadores ambientais, sendo 15% em consumo de energia, 10% em consumo de água, 10% em geração de lixo e 20% em acidentes de trabalho. (*por milhões de horas trabalhadas)
A companhia investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que contribuem para o desenvolvimento sustentável em pelo menos uma dessas áreas. Um exemplo é a solução nanocerâmica para pré-tratamento de superfície Bonderite NT, que faz diferença nos processos produtivos dos clientes. Na Electrolux e na Whirpool, o Bonderite NT proporcionou economia em consumo de água e/ou energia, além de eficiência anti-corrosiva e ganho em custo competitivo. Na Electrolux, a solução gerou redução de 35% no consumo de água e 10% no consumo de energia na produção de eletrodomésticos Consul e Brastemp. Já na Electrolux, houve diminuição de 70% do consumo de água.

Novidades no Desfile do Lixo ao Luxo 2010

Este ano, o evento teve algumas novidades. Além das roupas confeccionadas pelos próprios funcionários e desfiladas por eles mesmos, os colaboradores participantes do Programa Educação Ambiental contaram com a consultoria de moda de Marcio Banfi, professor na Faculdade Santa Marcelina e editor de moda da Revista Gloss, e Drica Cruz, stylist, para produzirem roupas recicladas que foram desfiladas por modelos profissionais no evento, trazendo mais sofisticação ao projeto tradicional. As modelos, os funcionários e os estudantes tiveram seus cabelos produzidos pelos especialistas da Schwarzkopf, dando um toque especial ao desfile.
“O Desfile do Lixo ao Luxo é uma ideia muito interessante, pois trabalha de forma lúdica um conceito prático: a reciclagem de lixo. Usar a moda como linguagem para expressar este aprendizado é uma forma dinâmica, interativa e divertida de entender a real aplicação da reciclagem”, comenta o consultor de moda Marcio Banfi.

O relatório mundial de sustentabilidade da Henkel de 2009 pode ser acessado na íntegra em: www.henkel.com/sustainability.

Sobre a Henkel
A Henkel tem o compromisso de fazer a vida das pessoas melhor, mais fácil e mais bonita por mais de 130 anos. A Henkel é uma das 500 maiores empresas do mundo de acordo com a revista norte-americana Fortune, e oferece marcas fortes e tecnologias em três áreas de competência: Detergentes, Cosméticos e Tecnologias em Adesivos. Todos os dias, os cerca de 50.000 funcionários no mundo estão dedicados a cumprir o slogan corporativo da Henkel “Uma marca amiga” (A Brand Like a Friend). Em 2009, a Henkel gerou vendas de 13,573 bilhões de euros e resultado operacional (EBIT ajustado) de 1,364 bilhões de euros.

No Brasil desde 1955, a Henkel opera nos segmentos de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies, além de Cosmética Capilar Profissional, com marcas consagradas como Super Bonder, Pritt, Tenaz, Durepoxi, Cascola, Cascorez, Sista Flexite, Loctite, Acheson, Liofol, Bonderite e Schwarzkopf Professional, entre outras. Em 2009, a Henkel Brasil teve um faturamento de aproximadamente 840 milhões de reais (cerca de 303 milhões de euros).

Fonte: http://www.henkel.com.br/

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