terça-feira, 23 de novembro de 2010

Multinacional investe em bem-estar, nutrição e sustentabilidade


Unilever quer reduzir seu impacto ambiental pela metade nos próximos 10 anos

A Unilever revelou na semana passada um novo plano de sustentabilidade que tem como objetivo dobrar as vendas e reduzir pela metade o impacto ambiental de seus produtos nos próximos 10 anos.

A iniciativa não diz respeito somente às emissões de gases do efeito estufa da empresa (GEE), aos seus resíduos e ao seu consumo de água, mas também ao impacto causado por seus fornecedores e consumidores, desde as embalagens dos produtos alimentícios até o desperdício de água produzido por quem usa as marcas da Unilever, que inclui Dove, Persil, Bertolli, Flora e PG Tips.

— Mais de dois terços das emissões de GEE e metade da água no ciclo de vida dos produtos da Unilever vêm do uso pelos consumidores. Então esse é um comprometimento em escala sem precedentes — disse a empresa.

O grupo anglo-alemão também quer melhorar a qualidade nutricional de seus produtos alimentícios – com o corte de sal, gordura saturada e calorias – e conectar mais de 500 mil pequenos produtores e distribuidores em países em desenvolvimento à sua rede de fornecimento.

O plano de sustentabilidade do grupo é resultado de um ano de planejamento. Paul Polman, diretor executivo da empresa, afirmou que o plano era essencial porque “continuar a ampliar nossos impactos ambientais enquanto o nosso negócio cresce não é viável”.

Ele afirmou que estava dissociando o crescimento dos objetivos ambientais do grupo, e as mudanças constituíram um “novo modelo de negócio”.

Polman afirmou ainda que é essencial que as empresas assumam a responsabilidade pelo dano que estão causando ao planeta, assim como é preciso que os consumidores comecem a optar por produtos responsáveis.

– Os consumidores querem mais. Eles vêem a escassez de alimentos, a má nutrição e as mudanças climáticas, e os governos não estão resolvendo esses problemas. As empresas que fizerem isso terão uma vantagem competitiva. As que não fizerem estarão se colocando em risco – disse.

Polman acrescentou também que esse tipo de iniciativa representa uma oportunidade para as corporações multinacionais melhorarem a imagem desgastada dos grandes negócios.

OS TRÊS FOCOS DO PLANO

Redução no impacto ambiental

> Gases do efeito estufa

Diminuir pela metade as emissões de gases do efeito estufa dos produtos em toda a sua cadeia de valor

> Água

Reduzir pela metade a água associada com o uso que o consumidor faz dos produtos, com foco nos países onde o recurso é escasso

> Resíduos

Reduzir pela metade o lixo associado com o descarte dos produtos

> Recursos sustentáveis

Adquirir 100% dos produtos agrícolas de forma sustentável

Melhoria na saúde e no bem-estar

> Saúde e higiene

Ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar seus hábitos de higiene e entregar água potável, por meio de seus purificadores, para outras 500 milhões de pessoas

> Nutrição

A duplicação da proporção do portfólio, que atende aos mais altos padrões de nutrição, ajudando centenas de milhões de pessoas a atingir uma dieta saudável

Reforço dos meios de subsistência

Rede de fornecedores

> Conectar mais de 500 mil pequenos agricultores e distribuidores à cadeia de distribuição

Comprometimento

> Ajudar seus empregados a serem mais motivados e comprometidos, tanto para seu próprio bem-estar quanto para o sucesso da empresas.

Fonte: zerohora.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário